segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DESAFIOS | Desafio Regresso à Escola


Grupo Maratonas, Desafios e Leituras Conjuntas, no Goodreads, lançou um novo desafio: 
o Desafio Regresso à Escola.  

Setembro é o típico mês de regresso às aulas e um excelente pretexto para novas leituras que nos relembrem esses bons tempos.


O desafio consiste em duas fases: 

1. Ler um livro juvenil à escolha, que nos faça recordar os tempos de escola.  

Eu escolhi o livro Se perguntarem por mim digam que voei, de Alice Vieira. 
Há uns tempos tinha-o encontrado cá por casa e fiquei com vontade de o ler. 

2. Leitura conjunta de um livro do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Depois de ir a votação o livro escolhido foi A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak. 
Precisamente o livro que eu queria. Já o tenho na prateleira há algum tempo, e muita vontade de o ler! Esta é a minha versão: 

Prevê-se um excelente desafio. Ainda vão a tempo de se juntarem a nós. 
Boas leituras!

sábado, 29 de agosto de 2015

VERÃO 2015 | Novo na minha Estante




Hoje decidi dar-vos a conhecer o que tenho de novo na minha estante. 
Acho que é no Verão que costumo comprar e receber mais livros (por alturas do meu aniversário), por isso é a altura ideal para o fazer. Vamos lá!

1. Perguntem a Sarah Gross, de João Pinto Coelho.
Li excelentes reviews a respeito deste livro. O primeiro capítulo foi o suficiente para me conquistar. Estou ansiosa por lê-lo. Em breve.

2. Fernando Pessoa - O Romance, de Sónia Louro. 
Então é assim: eu adoro Fernando Pessoa. Quando soube que tinha saído um livro sobre a vida de Fernando Pessoa em estilo de romance sabia que tinha de o ter. Os 5€ de desconto das Edições Saída de Emergência em dia de aniversário foram o último incentivo para ele vir morar cá para casa.

3. Quando o Cuco Chama, de Robert Galbraith.
Sou fã de J. K. Rowling, mas ainda não li nenhuma obra sua sob este pseudónimo. Acho que vou gostar de ver a sua escrita aplicada a este novo estilo. Vamos ver.

4. O Bicho-da-seda, de Robert Galbraith.
idem. Este veio com o anterior. Acho que foram os melhores livros usados que alguma vez comprei. Completamente novos!

5. Conversas com a minha Gata, de Eduardo Jáuregui. 
Presente de aniversário. Adorei. Já li e escrevi opinião sobre ele aqui

6. Dicionário de Erros Frequentes da Língua, de Manuel Monteiro.
Li e vi algumas entrevistas do autor sobre este livro. Daquilo que vi pareceu-me ser um essencial na biblioteca de quem ama a Língua Portuguesa. 


E podemos dizer que a minha estante ficou consideravelmente mais rica com estes livros. 
Podem contar com a minha opinião sobre todos eles, por aqui, nos próximos tempos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CITAÇÕES | A Sombra do Vento

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/311522499199690270/


A minha leitura do momento. 
Porque nunca é tarde para ler um bom livro. 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | Anna and the French Kiss



Título: Anna and the French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Dutton
Ano: 2010
Páginas: 372


Sinopse: 


Anna Oliphant tem grandes planos para o seu último ano em Atlanta: sair com a melhor amiga, Bridgette, e namoriscar com um colega no cinema onde trabalha. Por conseguinte, não fica muito contente quando o pai a envia para um colégio interno em Paris. As coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um rapaz deslumbrante - que tem namorada. Ele e Anna tornam-se grandes amigos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Irá Anna conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?


Review: 

“Here is everything I know about France: Madeline and Amelie and Moulin Rouge. The Eiffel Tower and the Arc de Triomphe, although I have no idea what the function of either actually is. Napoleon, Marie Antoinette, and a lot of kings named Louis. I'm not sure what they did either, but I think it has something to do with the French Revolution, which has something to do with Bastille Day. The art museum is called the Louvre and it's shaped like a pyramid and the Mona Lisa lives there along with that statue of the women missing her arms. And there are cafes and bistros or whatever they call them on every street corner. And mimes. The food is supposed to be good, and the people drink a lot of wine and smoke a lot of cigarettes."

― Stephanie Perkins, Anna and the French Kiss

Este livro conquistou-me logo com este início maravilhoso
No seu último ano de liceu, Anna é mandada para um colégio em Paris. Sem nunca ter visitado a cidade, e sem saber falar francês, vai enfrentar as dificuldades de estar num novo país sem conhecer ninguém, mas também num novo liceu. Aquilo que parecia ser um ano solitário, rapidamente se transforma num ano cheio de peripécias e... na descoberta do amor. 

É um livro que encanta pela simplicidade, por nos transportar para a adolescência, um período em que todos os sentimentos estão à flor da pele. Facilmente nos identificamos com a Anna, revemo-nos no que ela sente e imaginamo-nos no seu papel, como se fossemos nós a personagem principal.

Ainda que totalmente previsível é um livro difícil de se largar: lê-se de uma assentada. 
A amizade, os problemas familiares, a inocência do primeiro amor. 
Está repleto de clichés: a paixoneta pelo guitarrista de uma banda, o melhor amigo que passa a namorado... Paris a cidade do amor. Mas as personagens são interessantes e bem construídas - não são "ocas" - e aprendemos com elas: Anna é apaixonada por cinema, St. Clair por história.
Ainda assim, sinto que faltou ritmo à parte final. Os acontecimentos demoram demasiado, principalmente quando já sabemos o desfecho.

O melhor de tudo: leva-nos numa viagem por Paris. Literamente! E foi isto que mais gostei. Senti-me realmente a passear pelas ruas da Cidade das Luzes, a visitar os mais conhecidos monumentos e aprender sobre eles. Da Catedral de Notre Damme, ao ponto zero de França, dos Champ Elysees, ao Panteão, da livraria Shakespeare and Company, às boulangeries repletas de croissants e macarrons, até à óbvia Torre Eiffel. Respira-se o autêntico espírito parisiense.

E a verdadeira mensagem do livro:

Anna and the French Kiss
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/441915782156744024/


Classificação:

sábado, 22 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | Conversas com a minha gata


Título: Conversas com a minha Gata
Autor: Eduardo Jáuregui
Editora: Editorial Presença
Ano: 2015
Páginas: 280


Sinopse: 


Sara pensava que os gatos não falavam. Também pensava que não voltaria a ser feliz. Estava enganada em ambas as coisas.

Em vésperas do seu 40.º aniversário, Sara Léon, uma espanhola emigrante em Londres, dá-se conta de que não é uma mulher feliz. O trabalho na empresa já não a entusiasma. A relação com Joáquin está próxima do fim. Em Espanha, a crise económica afeta de forma irreversível a sua família. E como se isto não bastasse eis que entra na sua vida, através de uma janela, Sibila, uma elegante e misteriosa gata abissínia falante que prova conhecer mais sobre a vida de Sara do que a própria.

De olhar penetrante, um sentido de humor peculiar e uma sabedoria milenar, Sibila dispõe-se a ajudar Sara a enfrentar os desafios e a acreditar novamente nos seus sonhos. Contudo, há um problema: Sara receia que Sibila não seja mais do que um sintoma precoce de perturbação mental. Desde quando é que os gatos falam?



Há muitos caminhos para chegar à felicidade, mas os gatos conhecem todos os atalhos.

Review: 

Conversas com a minha Gata conta na primeira pessoa a história de Sara, uma espanhola emigrante em Londres que, quase a fazer 40 anos, descobre que não é feliz: no trabalho, no amor, nas relações familiares... na vida.

Uma crise matrimonial dá o abalo necessário para a mudança, mas Sara descobre um apoio improvável: Sibila, uma gata que aparece de "forma instantânea, como aparece um génio saído de uma lâmpada mágica". Primeiro, a incredulidade perante uma gata falante, depois, a criação de um laço de amizade inquebrável, por fim, a rendição perante uma mestre exímia na arte de viver.

Este não é só um livro sobre a relação entre um ser de quatro patas e o seu dono, mas antes a constatação de que é possível uma nova vida, um novo caminho. Sara, tal como muitos de nós, vivia tão atarefa que nem se apercebia que era infeliz. Sibila vai ser a sua mestre, ensinando-a a recuperar as rédeas da sua vida, a despertar do torpor, a derrubar os muros que a impedem de ser feliz. 
O desapego, o aguçar dos sentidos, o viver o presente, o atrevimento de fazer aquilo que realmente se deseja: desfrutar ao bom jeito felino.

A entrada de Sibila na sua vida mostra-lhe que a vida pode ser divertida quando nos abrimos à mudança e a pequenos gestos que marcam a diferença.

É um livro positivo, repleto de imaginação e pequenos ensinamentos, daqueles que mudam a forma como vemos a nossa vida e o mundo. 

Classificação:

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OUTRAS CONVERSAS | Dia Mundial da Fotografia


I know this is supposed to be beautiful and inspiring, but a dark wall of water is one of my true, blood-turning-to-ice, panic-inducing fears...even in photos.
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/496099715175042693/

BOOK REVIEW | The Statistical Probability of Love at First Sight


Título: The Statistical Probability of Love at First Sight
Autor: Jennifer E. Smith
Editora: Little, Brown & Company
Ano: 2012
Páginas: 236


Sinopse: 


O amor acontece quando menos esperamos.
Quem diria que quatro minutos podem mudar uma vida?
Os caprichos do destino e as casualidades da vida são o motor deste emocionante romance sobre laços familiares, segundas oportunidades e primeiros amores. A história de Hadley e Oliver é um bálsamo para quem gosta de acreditar que o verdadeiro amor existe. E que aparece nas nossas vidas quando menos esperamos.




Opinião:

Se Hadley não se tivesse atrasado 4 minutos, não teria perdido o voo que a levaria ao casamento do pai com uma mulher que ela não conhece, mas desde já odeia.
Mas o destino tem destas coisas. E o atraso que poderia parecer diminuto vai levá-la a esperar duas horas pelo voo seguinte. Nesse entretanto Hadley conhece Oliver, um rapaz com quem vai partilhar o voo para Londres. 

Já estão a ver o que se segue, não é verdade? Cliché, atrás de cliché...
Mas esta não é só uma história de girl meets boy. Aliás, uma boa parte deste livro explora os problemas familiares de Hadley, e de Oliver também. Uma dose de realidade que torna o livro muito mais interessante. 

É esta parte mais real e séria que acaba por ser a mais tocante. 
A aceitação da felicidade do pai perante o seu segundo casamento, a relativização dos problemas perante a percepção da finitude da vida. Revelou-se muito mais do que uma simples história de um amor à primeira vista, que o título fazia prever. 

A parte que mais gostei foi quando Hadley descobre algumas mensagens deixadas pelo pai através de sublinhados no livro Our Mutual Friend de Charles Dickens, que lhe ofereceu há um ano, mas que ela manteve intocado até agora. É aí que se dão os momentos de reflexão e o passado e presente adquirem um novo sentido na cabeça de Hadley.

The Statistical Probability of Love at First Sight é uma romance leve, divertido, com uma pitada de drama, a par de todos os clichés amorosos. 
Uma leitura curta e rápida (tal como a acção do livro que tem apenas 24 horas), para um momento de descontracção. 

O livro vai passar para o grande ecrã em 2016. 

Classificação:

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DESAFIOS | Taylor Swift Book TAG

A Carla da Atmosfera dos Livros desafiou-me a responder à Taylor Swift Book TAG... e aqui estou eu pronta a responder àquela que vai ser a primeira TAG aqui do blogue. 
O objectivo é relacionar algumas músicas da cantora com livros. Vamos a isto!

1.
We Are Never Getting Back Together
Um livro ou saga que iniciou bem, mas depois ficou ruim e você cortou relações. 

Li o Divergent, mas o Insurgent continua na estante e vai ficar por lá durante os próximos tempos. Eu tentei, mas não fiquei fã. Acho que foi por ter lido logo a seguir à trilogia The Hunger Games, que essa sim adorei. Foi muita distopia ao mesmo tempo. 

2. 
Red
Um livro com uma capa vermelha.


 Este foi o último livro que li com capa vermelha. Brutal!

3. 
The Best Day
Um livro que te faça sentir nostálgico.



 Não é um livro. É toda uma série: Harry Potter, sem dúvida! Cresceu comigo e eu cresci com ele. Acompanhou toda a minha adolescência. 

4. 
Love Story
Um livro que tenha um amor proibido.



Sam: “Why do I and everyone I love pick people who treat us like we're nothing?"
Charlie: "We accept the love we think we deserve.”
Acho que diz tudo. ♥

5. 
I Knew You Were Trouble
Um livro que você não conseguiu evitar de se apaixonar pelo bad-boy/vilão.

       

A linha ténue entre ser herói e vilão. 
Ou, como ser vilão mas amado pelo leitor. Tyrion Lannister, palavras para quê!

6. 
Innocent
Escolha um livro que alguém te deu spoiler do final.



Não vou fazer spoiler aqui!

7. 
Everything Has Changed
Escolha um livro com um personagem que cresceu bastante à medida que a história se desenvolveu.

The Evolution of Neville Longbottom - harry-potter Photo

Mais uma vez não é um livro, mas uma série. E a personagem é Neville Longbottom. 
Quem leu Harry Potter sabe do que falo!

8. 
You Belong With Me
Um livro que você está ansioso pelo lançamento.


Estou mais que ansiosa pelo lançamento do quarto número da agora série Millennium. Principalmente por saber se David Lagercrantz corresponderá às altíssimas expectativas que Stieg Larsson criou.

9. 
Forever and Always
Seu casal literário favorito.

 

Claire & Jamie Fraser.
Ainda só li o primeiro dos oito livros da série. 
Que bom que é ter ainda tantos para ler, depois de ter simplesmente amado Outlander.

10. 
Come Back, Be Here
Um livro que não emprestaria de jeito nenhum.



Só porque é um livro muito especial e veio cá para casa com dedicatória.

11. 
Teardrops On My Guitar
Um livro que te fez chorar bastante


aqui deixei a minha opinião sobre este livro. 
O retrato da perda do pai, por José Luís Peixoto, em "Morreste-me": impossível deixar alguém indiferente.

12. 
Shake It Off
Um livro que você ama e não liga para a opinião dos outros sobre ele.


Livros de colorir para adultos no geral, 
os da Johanna Basford e da Millie Marotta em particular!

E é isto. Acho que ficaram a conhecer mais um bocadinho dos meus gostos literários.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | O Artista da Morte

Título: O Artista da Morte
Autor: Daniel Silva
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2008
Páginas: 396


Sinopse: 


Gabriel Allon foi em tempos um importante agente dos serviços secretos israelitas, mas agora só pensa em fugir do seu passado para viver uma vida tranquila como restaurador de arte. É no entanto chamado de regresso às perigosas missões. A agente com quem trabalhará esconde-se por detrás da sua própria máscara de modelo francesa. O seu alvo: um astuto terrorista numa derradeira matança desenfreada, um palestiniano fanático de nome Tariq, que desempenhou um negro papel no passado de Gabriel. Aquilo que começa como uma caça ao homem torna-se um duelo que atravessa o globo e é alimentado pela intriga política e por intensas paixões pessoais. Num mundo onde o sigilo e a duplicidade são absolutas, a vingança é um luxo sem preço e a maior das obras de arte.


Review: 

"O Artista da Morte" é o primeiro da série Gabriel Allon, que conta já com 14 livros.
Esta foi a minha estreia com Daniel Silva e posso dizer que fiquei com vontade de ler a continuação desta série. O formato não é novo, fazendo-me lembrar a escrita e atmosfera conspirativa de Dan Brown e José Rodrigues dos Santos, mas a verdade é que funciona.
Um misto de jogo de espionagem (e contra-espionagem), suspense e informações históricas.

Gabriel Allon vive uma vida dupla enquanto espião e restaurador de arte. O tema da arte é abordado apenas superficialmente, mas ainda assim assume um papel importante. São recorrentes as comparações entre as duas artes: a de restaurar e a de matar. Além disso, assistimos à busca incessante do próprio "restauro" da personagem, após um duro acontecimento do passado que o continua a atormentar. Allon parece capaz de recuperar tudo, menos a si próprio.

O tema central é o conflito entre Israel e a Palestina. O autor dá-nos uma visão das operações da Mossad e do modo como os agentes secretos planeavam e executavam as suas missões. Retrata tudo o que estava envolvido nessas operações, desde as relações político-internacionais até aos mais básicos conselhos de espionagem. As ideologias, as crenças, tudo é escrutinado (de ambas as partes) de forma interessante e informativa.

Por vezes senti-me um pouco perdida: ora estamos em França, ora em Inglaterra, Holanda, Palestina ou nos EUA. E até em Portugal! Uma das curiosidades é que uma pequena parte deste livro se desenrola em Lisboa, com um palestiniano a comparar o Bairro Alto com Beirute dos velhos tempos. É sempre um orgulho ver Portugal presente em obras de autores estrangeiros.

A escrita é simples, o ritmo de leitura rápido, como se pede a um livro deste tipo, sempre envolto em clima de mistério, conspiração e intriga. Gostei. Não é fenomenal, mas cumpre o propósito: entretém. Admira-me que ainda não tenha sido adaptado ao cinema.

Classificação:

domingo, 9 de agosto de 2015

INSPIRAÇÃO | 100 Dias Sem Medo






Enfrentar 100 medos em 100 dias. 
Um medo por dia. 

Michelle Poller está há 86 dias a enfrentar os seus medos, um a um. 
O projecto 100 Days Without Fear está a tornar-se viral na internet e a inspirar outros a seguir o exemplo. 

Da sua lista contam já como superados medos tão díspares quanto conduzir sozinha à noite, posar nua numa aula de desenho, colocar um piercing, passar um dia sem telemóvel, segurar uma tarântula, e até fazer depilação brasileiraA lista é longa e está em constante construção. 

Para cada medo superado a jovem venezuelana cria um vídeo, conta-nos como foi a experiência e preenche um emoji-meter, uma espécie de medidor do medo antes, durante e depois da experiência. 

O que é certo é que Michelle já superou o seu medo número 43: ser viral. 
O projecto está a inspirar milhares de pessoas em todo o mundo a sentirem-se poderosas e destemidas superando os seus maiores receios. 

Sem dúvida um projecto desafiante a seguir atentamente, aqui!

Quanto a nós, aqui fica um conselho: 

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/356488126731083276/

sábado, 8 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | O Bom Inverno



Título: O Bom Inverno
Autor: João Tordo
Editora: Dom Quixote
Ano: 2010
Páginas: 292

Sinopse: 
"Quando o narrador, um escritor prematuramente frustrado e hipocondríaco, viaja até Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura o pode levar. Coxo, portador de uma bengala, e planeando uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por conhecer Vincenzo Gentile, um escritor italiano mais jovem, mais enérgico, e muito pouco sensato, que o convence a ir da Hungria até Itália, onde um famoso produtor de cinema tem uma casa de província no meio de um bosque, escondida de olhares curiosos, e onde passa a temporada de Verão à qual chama, enigmaticamente, de O Bom Inverno. O produtor, Don Metzger, tem duas obsessões: cinema e balões de ar quente. Entre personagens inusitadas, estranhos acontecimentos, e um corpo que o atraiçoa constantemente, o narrador apercebe-se que em casa de Metzger as coisas não são bem o que parecem. Depois de uma noite agitada, aquilo que podia parecer uma comédia transforma-se em tragédia: Metzger é encontrado morto no seu próprio lago. Porém, cada um dos doze presentes tem uma versão diferente dos acontecimentos. Andrés Bosco, um catalão enorme e ameaçador, que constrói os balões de ar quente de Metzger, toma nas suas mãos a tarefa de descobrir o culpado e isola os presentes na casa do bosque. Assustadas, frágeis, e egoístas, as personagens começam a desabar, atraiçoando-se e acusando-se mutuamente, sob a influência do carismático e perigoso Bosco, que desaparece para o interior do bosque, dando início a um cerco. E, um a um, os protagonistas vão ser confrontados com os seus piores medos, num pesadelo assassino que parece só poder terminar quando não sobrar ninguém para contar a história." 

Review:
Quando se geram grandes expectativas têm-se as maiores desilusões.
Este foi o primeiro livro que li de João Tordo e acho que não comecei da melhor maneira. O livro não prendeu a minha atenção, de todo.  Achei interessante ser um livro sobre escritores, mas tudo o resto não cativou.
A história não surpreende e chega até a ser monótona e enfadonha.
Acho que a trama deixa demasiadas pontas soltas, num fim precipitado e confuso.

Mas nem tudo é mau. Destacam-se os diálogos metafísicos de Bosco, esses sim capazes de captar toda a nossa atenção. Verdadeiramente surpreendentes e demonstradores da riqueza e profundidade da personagem, quando nada o fazia prever.

Queria tanto ter gostado deste livro. 
Vou dar uma nova oportunidade a João Tordo... mas não tão cedo!


Classificação:

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OUTRAS CONVERSAS | Publicidade criativa

Em: http://shifter.pt/2015/07/a-maquilhagem-da-bonita-modelo-desta-capa-pode-ser-removida-com-um-lenco/


Quando a publicidade é original e criativa merece ser partilhada.

E sim, esta é o que parece: a maquilhagem da modelo desta capa de revista pode ser removida com um lenço de remoção de maquilhagem. 
É desta forma que a marca Neutrogena publicita o seu produto Deep Clean, oferecido com a revista. A criatividade ficou a cargo da agência de publicidade DM9DDB e permitiu "uma experiência única para mais de 25 mil assinantes da revista Caras", no Brasil. 

A prova de que ser criativo e inovar é sempre possível.  

sábado, 1 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | Morreste-me


Título: Morreste-me
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quetzal
Ano: 2000
Páginas: 64

Sinopse: 
"Morreste-me, texto que deu a conhecer o jovem escritor José Luís Peixoto, é uma obra intensa, avassaladora e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto, e ao mesmo tempo uma homenagem, uma memória redentora.
Um livro de culto há muito tempo indisponível no mercado português." Quetzal


Review:
Absolutamente arrebatador.
Escrita sublime e tão repleta de sentimento. Tão poética. 
Invadimos o mais íntimo do autor, mas ele também nos invade. Acorda em nós o medo da dor, da doença, da morte e do imenso vazio que fica nos que amam os que partem.

Não se deixem enganar pelo seu formato pequeno e pelas poucas páginas que o compõem. Desenganem-se os que pensam que não vai marcar o leitor por não lhe dedicar muito tempo. Este livro é um portento de emoções e deixa sérios estragos por onde passa. Arrebata-nos a alma de uma forma poderosa e intensa. Chega a ser um livro doloroso de ler e, acredito que para muitos, assustadoramente familiar. 

Fica claro o talento irrepreensível de José Luís Peixoto em transpor sentimentos tão duros e dolorosos, até mesmo violentos, em palavras. Se esta é a sua primeira obra, fica sem dúvida a vontade de ler mais e mais deste autor.


Classificação: