sábado, 22 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | Conversas com a minha gata


Título: Conversas com a minha Gata
Autor: Eduardo Jáuregui
Editora: Editorial Presença
Ano: 2015
Páginas: 280


Sinopse: 


Sara pensava que os gatos não falavam. Também pensava que não voltaria a ser feliz. Estava enganada em ambas as coisas.

Em vésperas do seu 40.º aniversário, Sara Léon, uma espanhola emigrante em Londres, dá-se conta de que não é uma mulher feliz. O trabalho na empresa já não a entusiasma. A relação com Joáquin está próxima do fim. Em Espanha, a crise económica afeta de forma irreversível a sua família. E como se isto não bastasse eis que entra na sua vida, através de uma janela, Sibila, uma elegante e misteriosa gata abissínia falante que prova conhecer mais sobre a vida de Sara do que a própria.

De olhar penetrante, um sentido de humor peculiar e uma sabedoria milenar, Sibila dispõe-se a ajudar Sara a enfrentar os desafios e a acreditar novamente nos seus sonhos. Contudo, há um problema: Sara receia que Sibila não seja mais do que um sintoma precoce de perturbação mental. Desde quando é que os gatos falam?



Há muitos caminhos para chegar à felicidade, mas os gatos conhecem todos os atalhos.

Review: 

Conversas com a minha Gata conta na primeira pessoa a história de Sara, uma espanhola emigrante em Londres que, quase a fazer 40 anos, descobre que não é feliz: no trabalho, no amor, nas relações familiares... na vida.

Uma crise matrimonial dá o abalo necessário para a mudança, mas Sara descobre um apoio improvável: Sibila, uma gata que aparece de "forma instantânea, como aparece um génio saído de uma lâmpada mágica". Primeiro, a incredulidade perante uma gata falante, depois, a criação de um laço de amizade inquebrável, por fim, a rendição perante uma mestre exímia na arte de viver.

Este não é só um livro sobre a relação entre um ser de quatro patas e o seu dono, mas antes a constatação de que é possível uma nova vida, um novo caminho. Sara, tal como muitos de nós, vivia tão atarefa que nem se apercebia que era infeliz. Sibila vai ser a sua mestre, ensinando-a a recuperar as rédeas da sua vida, a despertar do torpor, a derrubar os muros que a impedem de ser feliz. 
O desapego, o aguçar dos sentidos, o viver o presente, o atrevimento de fazer aquilo que realmente se deseja: desfrutar ao bom jeito felino.

A entrada de Sibila na sua vida mostra-lhe que a vida pode ser divertida quando nos abrimos à mudança e a pequenos gestos que marcam a diferença.

É um livro positivo, repleto de imaginação e pequenos ensinamentos, daqueles que mudam a forma como vemos a nossa vida e o mundo. 

Classificação:

2 comentários: