Mostrar mensagens com a etiqueta Quetzal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Quetzal. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

BOOK REVIEW | Ernestina


Título: Ernestina
Autor: J. Rentes de Carvalho
Editora: Quetzal
Ano de edição: 2014
Páginas: 320


Sinopse: 

Ernestina é mais do que um romance autobiográfico ou um volume de memórias de famílias ficcionadas. É um fresco de Trás-os-Montes, dos anos 1930 aos anos 1950, uma obra que transcende o relato regionalista e que transpôs fronteiras, transformando-se num fenómeno editorial na Holanda. 
Ernestina é também o nome da mãe do autor e da intrépida protagonista deste livro. Sobre ela J. Rentes de Carvalho disse: «Mãe de um só filho, a sua vida, que foi de uma tristeza, amargura e terrível solidão, dava um livro. Escrevi-lho eu. E a sua morte quebra o último elo carnal que me ligava à terra onde nasci. Felizmente são ainda muitos os laços que a ela me prendem.»

Opinião: 

Ler Ernestina é viajar ao passado pelas mãos de J. Rentes de Carvalho e ver pelos seus olhos as memórias que marcaram a sua família. Mas Ernestina é muito mais que a história de uma família em particular: é o retrato fiel e genuíno de Portugal. É impossível não encontrarmos semelhanças com os relatos que ouvimos dos nossos avós, com as memórias vivas que marcaram geração atrás de geração no início do século XX.
Com uma escrita vívida, que nos faz sentir parte integrante da família, somos embalados por um relato sentido, numa verdadeira ode às vivências das gentes e da terra que viu nascer o autor. Num livro que saltita entre Vila Nova de Gaia e Trás-os-Montes, é muito bom encontrar expressões características a moldar situações por vezes muito caricatas, que nos fazem crer que foi mesmo assim.
Só não lhe dou mais uma estrela, que seria mais que merecida, por ter sido uma leitura arrastada, muito pelas características da própria narrativa, em particular a falta de diálogos.


Classificação:

sábado, 1 de agosto de 2015

BOOK REVIEW | Morreste-me


Título: Morreste-me
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quetzal
Ano: 2000
Páginas: 64

Sinopse: 
"Morreste-me, texto que deu a conhecer o jovem escritor José Luís Peixoto, é uma obra intensa, avassaladora e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto, e ao mesmo tempo uma homenagem, uma memória redentora.
Um livro de culto há muito tempo indisponível no mercado português." Quetzal


Review:
Absolutamente arrebatador.
Escrita sublime e tão repleta de sentimento. Tão poética. 
Invadimos o mais íntimo do autor, mas ele também nos invade. Acorda em nós o medo da dor, da doença, da morte e do imenso vazio que fica nos que amam os que partem.

Não se deixem enganar pelo seu formato pequeno e pelas poucas páginas que o compõem. Desenganem-se os que pensam que não vai marcar o leitor por não lhe dedicar muito tempo. Este livro é um portento de emoções e deixa sérios estragos por onde passa. Arrebata-nos a alma de uma forma poderosa e intensa. Chega a ser um livro doloroso de ler e, acredito que para muitos, assustadoramente familiar. 

Fica claro o talento irrepreensível de José Luís Peixoto em transpor sentimentos tão duros e dolorosos, até mesmo violentos, em palavras. Se esta é a sua primeira obra, fica sem dúvida a vontade de ler mais e mais deste autor.


Classificação: