terça-feira, 29 de dezembro de 2015

BOOK REVIEW | Ernestina


Título: Ernestina
Autor: J. Rentes de Carvalho
Editora: Quetzal
Ano de edição: 2014
Páginas: 320


Sinopse: 

Ernestina é mais do que um romance autobiográfico ou um volume de memórias de famílias ficcionadas. É um fresco de Trás-os-Montes, dos anos 1930 aos anos 1950, uma obra que transcende o relato regionalista e que transpôs fronteiras, transformando-se num fenómeno editorial na Holanda. 
Ernestina é também o nome da mãe do autor e da intrépida protagonista deste livro. Sobre ela J. Rentes de Carvalho disse: «Mãe de um só filho, a sua vida, que foi de uma tristeza, amargura e terrível solidão, dava um livro. Escrevi-lho eu. E a sua morte quebra o último elo carnal que me ligava à terra onde nasci. Felizmente são ainda muitos os laços que a ela me prendem.»

Opinião: 

Ler Ernestina é viajar ao passado pelas mãos de J. Rentes de Carvalho e ver pelos seus olhos as memórias que marcaram a sua família. Mas Ernestina é muito mais que a história de uma família em particular: é o retrato fiel e genuíno de Portugal. É impossível não encontrarmos semelhanças com os relatos que ouvimos dos nossos avós, com as memórias vivas que marcaram geração atrás de geração no início do século XX.
Com uma escrita vívida, que nos faz sentir parte integrante da família, somos embalados por um relato sentido, numa verdadeira ode às vivências das gentes e da terra que viu nascer o autor. Num livro que saltita entre Vila Nova de Gaia e Trás-os-Montes, é muito bom encontrar expressões características a moldar situações por vezes muito caricatas, que nos fazem crer que foi mesmo assim.
Só não lhe dou mais uma estrela, que seria mais que merecida, por ter sido uma leitura arrastada, muito pelas características da própria narrativa, em particular a falta de diálogos.


Classificação:

2 comentários:

  1. Olá!
    Estou a ler esse livro atualmente.
    Não li na íntegra com receio de spoilers. O que posso dizer que J. Rentes de Carvalho, na minha opinião, é que é absolutamente brilhante.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,
      Podes ler que eu não fui spoiler! :) Comentei principalmente o tipo de escrita, que gostei particularmente. Gostava de ler algo do autor sem ser auto-biográfico, porque este é um registo que não costumo ler habitualmente.

      Boas leituras e bom 2016! :)

      Eliminar