quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

BOOK REVIEW | O Circo dos Sonhos



Título: O Circo dos Sonhos
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Civilização Editora
Ano de edição: 2012
Páginas: 464


Sinopse: 

Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.


Opinião: 

Que livro fantástico! Há muito que um livro não me encantava assim. 
Senti-me completamente sugada para este mundo mágico, envolto numa profunda aura de mistério, do qual sinto que ainda não saí.

Nada digo sobre a história em si porque acredito que, quanto menos se souber, melhor será a experiência de leitura. Imaginem apenas um circo... onde tudo é possível!
O Circo dos Sonhos reúne um conjunto de características que o tornam absolutamente delicioso. Para começar, o mundo em si e as personagens extremamente misteriosas e cativantes que aqui se movimentam. 

A cereja no topo do bolo: a escrita envolvente, criativa, hipnótica
Erin Morgenstern não só tem uma imaginação fértil, como é extremamente hábil em descrições, que ocupam grande parte deste livro. Algo que poderia se tornar maçador, torna-se extremamente enfeitiçante.
Nós somos parte integrante da história desde o primeiro momento, através de capítulos que falam directamente connosco, descrevendo o que vemos e sentimos. Uma interacção com o leitor que, sem dúvida, o torna especial. Como se isto não bastasse, a autora oferece-nos diferentes perspectivas dos acontecimentos pela visão de diferentes personagens, em sucessivos avanços e recuos temporais.

Desenganem-se os que, a julgar pela capa (lindíssima, diga-se de passagem), pensam que é um livro preto e branco: aqui há lugar para todas as matizes de cor, sons e cheiros, que nos levam para bem longe do mundo real. N'O Circo dos Sonhos cada elemento mágico e cada sonho ganham vida. 


Classificação:

2 comentários:

  1. Olá!
    O ano passado tentei ler este livro, na versão brasileira, e acabei por abandonar. Não consigo explicar se foi só por ser em brasileiro, ou se foi mesmo pela história, pois não consegui "sentir a história". Não sei se me faço entender :/
    Pode ser que um dia lhe dê outra oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei este livro :D é lindo! É daquele tipo de livro que me deixam com pena de acabar de os ler..

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar