sábado, 6 de fevereiro de 2016

BOOK REVIEW | Os livros que devoraram o meu pai


Título: Os livros que devoraram o meu pai
Autor: Afonso Cruz
Editora: Caminho
Ano de edição: 2010
Páginas: 128


Sinopse: 

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Opinião: 

Começa a ficar cada vez mais difícil arranjar adjectivos para descrever os livros de Afonso Cruz. Este foi mais um que me deixou sem palavras. 

Os livros que devoraram o meu pai é uma história incrível, que nos leva numa aventura deliciosa pelo amor pelos livros, com (muitas!) passagens de tirar o fôlego.
A forma como as ideias são interligadas, os vários livros a que faz referência são introduzidos (sim, porque este é um livro sobre livros) é brilhante, impelindo-nos a também nós mergulharmos nesses clássicos da literatura.
Afonso Cruz faz magia com as palavras, no seu estilo ímpar.
A originalidade da obra alia-se à originalidade da exploração tipográfica, muito bem conseguida, e que acaba por exponenciar a experiência de leitura já por si só maravilhosa.

Talvez a melhor descrição seja mesmo a de um livro que nos devora. 
À medida que se vai lendo Afonso Cruz fica complicado escolher um livro preferido, mas sem dúvida que este conquista um lugar muito especial. 

"Um bom livro deve ter mais do que uma pele, deve ser um prédio de vários andares."
Se assim é, com este livro, Afonso Cruz projectou um arranja-céus.

Classificação:

4 comentários:

  1. Olá
    Eu conheci a escrita de Afonso Cruz a partir da leitura deste livro e fiquei encantada. Agora o meu objectivo é ler a obra dele.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Tenho mesmo que ler Afonso Cruz, só leio maravilhas sobre ele. Achas que seria boa ideia começar por este?

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Acho que ias começar muito bem com este, sim! :) Apesar de ser um livro mais juvenil gostei mesmo muito. É pequenino, lê-se muito rápido, mas tem toda a magia da escrita de Afonso Cruz. Tenho a certeza que vais gostar e querer ler mais do autor! :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Natacha,
    Ainda não li este livro de Afonso Cruz mas quero muito e pela tua opinião acho que vou adorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar