terça-feira, 29 de setembro de 2015

BOOK REVIEW | Toda a Mafalda

Título: Toda a Mafalda - Edição comemorativa dos 50 anos
Autor: Quino
Editora: Verbo
Ano: 2014
Páginas: 600


Sinopse: 

Quem não conhece a Mafalda, a menina reguila que questiona os absurdos da vida e põe a nu os horrores da humanidade?
Mafalda é uma (eterna) criança de 6 anos, e é através do seu olhar que Quino nos faz chegar a sua reflexão sobre o mundo e o estranho animal que o habita: o Homem.

Assinalando os 50 anos de Mafalda, a Verbo reedita em Portugal todas as suas tiras numa nova edição cartonada que, para além de beneficiar de uma capa inédita, conta ainda com artigos de opinião e diversa informação que, guiando o leitor, o ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.


Review:

Toda a Mafalda é, tal como o próprio nome indica, uma compilação de todas as tiras criadas por Quino sobre a personagem Mafaldacronologicamente ordenadas.
Para além de todo o mundo da Mafalda, encontramos ainda a biografia de Quino e a sua visão sobre as diferentes personagens.

Os que a conhecem sabem que Mafalda não é uma personagem de banda desenhada qualquer. É a eterna menina de seis anos, que odeia sopa e adora Beatles, e que vê o mundo sob um olhar acutilantemente invulgar, com uma perspicácia e ingenuidade que nenhum adulto parece conseguir atingir.


Com inteligência e sentido de humor é a verdadeira contestatária.
Usa a ironia para falar de temas tão importantes como a política mundial, o autoritarismo, a sociedade, o humanismo (ou a falta dele), mas também temas mais leves como a monotonia dos adultos, os sonhos de criança, as contradições da paternidade e as mais corriqueiras preocupações próprias da sua idade.


Mafalda, os seus pais, Gui, Filipe, Liberdade, Manelito, Susanita, Miguelito e até uma tartaruga chamada Burocracia. Cada personagem representa um estereótipo da sociedade, e é delicioso ir vendo de que forma são tão bem exploradas a cada página virada.

Mas mais do que esta viagem pela vida da Mafalda desde os seus primeiros dias, este livro faz-nos compreender o contexto político de todas as críticas mordazes que lhe são tão características e que vamos encontrando a cada quadradinho.


Este é um livro de 600 páginas para se ler aos poucos. 
Para se ir saboreando lentamente cada peripécia e reflexão da mais refilona personagem de banda desenhada.

Uma vez lido, o génio de Mafalda acompanhar-nos-á para toda a vida. 
Lê-se com ligeireza, mas deixa-nos mensagens que permanecem sempre connosco.


Classificação:
(seleccionei algumas das minhas tiras preferidas. Espero que gostem!)
(NOTA: tentativa de recuperação de uma publicação que desapareceu misteriosamente.)

1 comentário:

  1. Olá,
    Confesso que não conhecia esta edição comemorativa dos 50 anos, mas fiquei com curiosidade porque acredito que valha muito a pena ler e acompanhar a tão conhecida Mafalda nas suas peripécias. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar