sábado, 30 de janeiro de 2016

BOOK REVIEW | Mundo do Fim do Mundo


Título: Mundo do Fim do Mundo
Autor: Luis Sepúlveda
Editora: Porto Editora
Ano de edição: 2016
Páginas: 128


Sinopse: 

Um adolescente, fascinado pela leitura de Moby Dick, aproveita as férias de verão para embarcar num baleeiro e conhecer, nos confins austrais do continente americano, as terras onde o mundo termina. Muitos anos depois, já adulto, jornalista e membro ativo dos movimentos ecologistas, o acaso fá-lo regressar a essas paragens distantes por uma razão distinta mas talvez igualmente romântica: a fauna marítima que habita as águas gélidas e impolutas desse mundo do fim do mundo está a ser destruída pela ação criminosa de navios piratas.

Partindo de um exercício ficcional de evocação da memória juvenil, impregnado de aventura e deslumbramento, Luis Sepúlveda traça um belíssimo roteiro do Chile Austral. Simultaneamente, põe a descoberto os obscuros interesses internacionais que sustentam a caça ilegal de espécies protegidas, aqueles que a praticam e aqueles que corajosamente a combatem, transformando a narrativa numa demanda pela salvação da vida do seu mar.



Opinião: 

Em poucas páginas, como só os bons escritores conseguem fazer, Luis Sepúlveda cria uma narrativa que leva o leitor a uma profunda reflexão. Os sonhos da juventude embatem na dura realidade da vida adulta, através de um relato cristalinamente denunciador das práticas de caça ilegal de espécies protegidas. Sepúlveda põe tudo a descoberto, desde as piráticas manobras de criação de navios fantasma, as cruéis técnicas de caça de baleias, a hipocrisia de países que descaradamente não cumprem convenções internacionais, aos obscuros interesses do poderio económico. O autor parece assim combater o lema “desprezo o que ignoro”: aqui, tudo fica a nu.

Apesar do teor marcadamente ecológico, desenganem-se os que pensam que este livro se limita a ser uma voz crítica. Somos automaticamente absorvidos pela sua componente de livro de viagem e pelas histórias míticas que o autor nos faz chegar em diálogos com a população local – chega mesmo a ser um verdadeiro roteiro pelo Chile Austral. Uma vez dentro deste barco expedicionário, visitamos os mais recônditos cantos do nosso planeta, esse tal Mundo do Fim do Mundo, contemplando a magistral beleza da natureza.

A esta nova edição da Porta Editora, bastante atractiva do ponto de vista gráfico e prática pelo formato de bolso, fica a faltar a integração de um mapa, presente noutras edições deste mesmo livro. É com bastante facilidade que o leitor se afoga nas abundantes referências geográficas e, entre estreitos, portos, cabos e canais, nem todos os leitores terão a orientação de um bom marinheiro.

Despertando a consciência ambiental de cada um de nós, “Mundo do Fim do Mundo” faz-nos sonhar com “mares abertos em que todas as espécies possam viver e multiplicar-se em paz e harmonia com as necessidades humanas”. Sepúlveda faz os alarmes soarem bem alto contra os homens que “viraram as costas ao encanto dos oceanos”. Entre aventuras e descobertas, será a força da natureza superior à mão destruidora do homem? Numa ode aos que corajosamente combatem os crimes ambientais e numa verdadeira “demanda pela salvação da vida do seu mar”, o livro fará as delícias das almas revolucionárias. 

“Amor e ódio. Vida e morte. Segredo e revelação. Tudo ao mesmo tempo e sem idades. É isso o mar…”
Opinião completa no Deus me Livro

Classificação:

1 comentário:

  1. Olá,
    Fiquei curiosa :D parece ser uma boa leitura para nos lembrarmos de manter os olhos abertos...

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar