segunda-feira, 21 de setembro de 2015

BOOK REVIEW | Every day



Título: Every day
Autor: David Levithan
Editora: Ember
Ano: 2012
Páginas: 324


Sinopse: 

A cada dia, A acorda no corpo de uma pessoa diferente. Nunca sabe quem será nem onde estará. A já se conformou com a sua sorte e criou regras para a sua vida:
Nunca se apegar muito. Evitar ser notado. Não interferir.
Tudo corre bem até que A acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, a namorada de Justin. A partir desse momento, as regras de vida de A não mais se aplicam. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer estar a cada dia, todos os dias.



Review: 

"But when who you are changes every day - you get to touch the universal more. 
Even the most mundane details. (...) 
You learn how much a day is truly worth, because they're all so different."


A premissa é original: alguém que acorda todos os dias num corpo diferente.
Vamos seguindo a vida de A (protagonista), que todos os dias procura viver a vida da pessoa cujo corpo habita por um dia, não interferindo no seu rumo. Até ao dia em que se apaixona por Rhiannon e deseja estar no mesmo corpo todos os dias para viver intensamente esse romance. 

A leitura é rápida e fluída: cada capítulo é um novo dia, num novo corpo. 
Ainda que seja uma narrativa leve, faz-nos a reflectir, perspectivar o mundo de diferentes ângulos.
Isto porque A tanto acorda num corpo de uma pessoa com uma vida aparentemente simples, como num jovem drogado, numa jovem potencialmente suicida, num diabético ou num obeso mórbido. Tanto é mulher como homem, heterossexual ou homossexual. Tanto acorda rodeado por uma família acolhedora, como no seio de uma família disfuncional.
É incrível como conhecendo-se diferentes realidades, se relativizam os problemas.

É um livro que, tendo como tema principal a desconexão entre o corpo e a mente, tenta romper com o preconceito de que a aparência é o mais importante. Procura defender o conteúdo sobre a forma.
(ainda que nem sempre o consiga)

Para mim, que não apreciei o romance em si mas antes o argumento original do livro, a grande mensagem a reter é vivermos intensamente cada dia, como se fosse único, e ter consciência de que uma atitude diferente pode mudar o rumo para sempre.

No fim, muitas perguntas ficam em aberto. 
Talvez as respostas estejam no segundo livro: Another Day.



Classificação:

3 comentários:

  1. Olá,
    Adorei este livro, achei fascinante toda a história e o facto de o personagem principal estar sempre a acordar num corpo diferente é uma ideia fascinante mas dolorosa.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Também gostei do livro embora ainda não publiquei a opinião mas a ideia é realmente original. Aborda bastantes temas pertinentes e faz-nos pensar e reflectir sobre a nossa adolescência.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Eu confesso que gostei muito do livro, tem uma premissa bem original que acredito que ou se ama ou se odeia.
    Se há coisa que adorei no livro foi a escrita do autor e a capacidade que ela tem de nos meter a refletir sobre as mais variadas questões, mas principalmente sobre o amor.
    Quero imenso ler o segundo livro para ver todas as minhas perguntas respondidas porque aquele final deixou muitas perguntas no ar e merece realmente uma continuação.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar